artigos

Publicação: Segunda, 03/01/2011 - 23:36

Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Abrir o negócio próprio é um dos grandes sonhos de muitos brasileiros. Todavia, o sucesso sempre virá acompanhado de coe muito conhecimento, trabalho e determinação. Você deve escolher algo com muito carinho, pois irá dedicar uma boa parte da sua a ele.

Entretanto, para converter este sonho em realidade, requer um cuidadoso planejamento estratégico cujo objetivo principal é evitar erros, alcançar seus objetivos e construir um negócio lucrativo.

 Um dos primeiros e maiores conflitos por que passa o empreendedor ou o candidato a montar um negócio, é O QUE FAZER, em que negócio vai investir seu tempo, seu capital , seu sonho, seu futuro.

O empreendedor deve antes de tudo demonstrar seu desejo pela atividade que gostaria de atuar, desde que evidentemente essa vontade esteja diretamente vinculada as oportunidades e sinalizações que o mercado esteja oferecendo, bem como sua visão de empreendedor deve contar muito nesse momento para a construção da empresa. A identificação da oportunidade constitui, sobretudo a necessidade de se avaliar os riscos e retorno do investimento, os benefícios, objetivos e metas, concorrentes, parceiros, disponibilidade de profissionais com o perfil desejado na região onde se pretende instalar a empresa, a viabilidade do negócio e como o mercado se apresenta no momento. Para que essa visão possa apresentar-se mais clara é necessário uma pesquisa de mercado. Há um velho, mas sempre atual ditado popular, que diz "oportunidade é como a água do rio, só passa uma vez pelo mesmo lugar". Nesse caso passa a ser fundamental que alguns elementos subjetivos sejam analisados com maior cuidado como, a competência empreendedora, a percepção, a sensibilidade, determinação e coragem da pessoa ou grupo, que agregados as informações de pesquisa possam ajudar o empreendedor a decidir-se pelo melhor negócio em sua cidade, ou comunidade. Lembre-se caro leitor que seu empreendimento apesar de ter um endereço "fixo", ele deverá ser criado com a possibilidade de atuar em um mundo sem fronteiras.

Quando uma pessoa está iniciando seu negócio, normalmente tem várias idéias "transformadoras", o fato é que uma idéia por si só não significa que seja boa a ponto de se transformar num negócio de sucesso. Companheiro (a), quando se tem uma idéia "brilhante", no exato momento milhares de pessoas estão pensando na mesma coisa, o que realmente faz a diferença é a ATITUDE de fazer ou deixar de fazer.
                    Não aconselho que uma empresa possa ser criada unicamente porque um amigo ou um parente faz algo bem feito. A sua mãe é uma excelente cozinheira e somente por isso resolve montar um restaurante, sua tia é uma exímia costureira, então ele resolve montar uma confecção e por aí vai. Sabemos que decidir qual o negócio é talvez a parte mais difícil, pois a partir daí todo o processo será construído e como já foi dito, envolve uma série de outras variáveis que vão além do conhecimento técnico, ou de uma simples avaliação ou envolvimento sentimental.

É fundamental realizar um estudo de mercado por menor que seja para saber qual a oferta e a demanda do produto ou serviço que se deseja introduzir, é necessário saber a que custo vai ser produzido o produto, bem como os preços que os mesmos são ofertados no mercado e como esse reage a tal oferta., qual a classe social que se pretende atingir com o produto.

 

 

Busca


Consultores >>

  • Consultores Aurélio
  • Consultores Klesia Rabelo

  • Consultores Novo Consultor
  • Consultores Novo Consultor

Feiras e Exposições >>

Enquete >>

Enquete

O que você achou do novo Portal Mais Negócio ?

Votando...

Voto computado com sucesso!

Usuários On-line >>

Usuários On-line Tem usuário(s) On-line
Anuncie seu banner aqui