artigos

Publicação: Terça, 04/01/2011 - 00:03

Otimize seu tempo e trabalhe menos

Sempre que pergunto aos empreendedores quantas horas trabalham por dia, a resposta se repete: são mais de doze horas diárias. Grande parte deles, seja por amor pelo que faz ou pela sobrecarga de funções, não consegue relaxar nem aos finais de semana. Muitos já não se lembram quando tiraram as últimas férias.

Acompanhar de perto o que acontece na empresa é fundamental para que ela cresça e prospere. Entretanto, o excesso de trabalho, além de ser prejudicial à saúde, afeta a qualidade da produção e coloca em risco o desempenho do empresário. Uma das melhores maneiras de tirar o pé do acelerador sem ter os negócios prejudicados é aprender a otimizar melhor o tempo. Como? Com organização, inteligência e disciplina.

O primeiro passo é estabelecer objetivos. Defina o que quer realizar no dia, na semana e no mês. É importante ter um caderno e escrever nele cada ação a ser cumprida, desde as mais banais como, por exemplo, ir à academia e pegar os filhos na escola, até as mais complexas, relacionadas ao trabalho. Não gosta de cadernos e prefere usar o computador para se planejar? Na internet é possível encontrar sites como o do it, do it, done! que ajudam a montar, em poucos minutos, uma listinha de metas.

Certamente, 24 horas serão insuficientes para que você faça tudo o que gostaria. Por isso é fundamental saber o que é prioridade. Tenha foco e procure não adiar obrigações chatas. Em geral, as pessoas costumam deixar para depois o que não consideram interessante. Porém, acumular pendências aumenta o nível de estresse.

Tenha hora para sair do escritório. É comum o dono do negócio ser o primeiro a chegar na empresa e o o último a ir embora. Isso, muitas vezes, não compensa. Ao final do dia a produtividade cai e fica mais difícil tomar decisões corretas. Aprenda a delegar e tenha pelo menos um funcionário de confiança capaz de resolver problemas na sua ausência.

Por fim, inclua no planejamento horário de lazer e descanso. Valorizar os momentos com a família e amigos o deixará mais disposto e bem-humorado para encarar a rotina pesada de empreendedor.

 

Fonte: www.papodeempreendedor.com.br

Busca


Consultores >>

  • Consultores Aurélio
  • Consultores Klesia Rabelo

  • Consultores Novo Consultor
  • Consultores Novo Consultor

Feiras e Exposições >>

Enquete >>

Enquete

O que você achou do novo Portal Mais Negócio ?

Votando...

Voto computado com sucesso!

Usuários On-line >>

Usuários On-line Tem usuário(s) On-line
Anuncie seu banner aqui